DLI 2022: Escola Desafio Educacional realiza projeto sobre impostos

A participação da escola em 2021 foi um grande sucesso, dentro do DLI

A Escola Desafio Educacional participa pelo segundo ano consecutivo do DLI – Dia Livre de Impostos e já iniciou as atividades com os alunos, abordando o conteúdo sobre as cargas tributárias brasileiras.

Para a presidente da FCDL MS – Federação das CDLs de Mato Grosso do Sul, Inês Santiago, a participação da escola é um ponto de suma importância dentro do projeto DLI. “Iniciamos com esse trabalho em 2021 e foi um grande sucesso. A participação da escola atende o que é primordial no DLI que é a conscientização sobre as altas cargas tributárias e o retorno que a população tem com os impostos arrecadados pelas diferentes instâncias”.

A diretora da escola, Giedre de Paula, tem incentivado o desenvolvimento do tema nas semanas que antecedem o DLI, que este ano será no dia 2 de junho. “Nossa maior missão aqui é formar integralmente crianças até 10 anos. Temos consciência que somos a base para formar esses cidadãos críticos e ativos em nossa sociedade”, pontuou.

A professora Carla, do ensino fundamental da Escola Desafio Educacional falou que está sendo trabalhado o tema dentro da matemática. “Estamos estudando os valores cobrados dos impostos, o cálculo de porcentagem e também estamos falando sobre orçamento familiar, como poupar. Tivemos uma série de palestras sobre esses temas e agora estamos focando em impostos”.

O aluno Samuel contou que aprendeu que pode auxiliar no orçamento familiar e desde pequeno ajudar em casa. Sobre impostos, ele já sabe para onde vão. “Vai para saúde, para educação, para arrumar as coisas que necessitam em nossa cidade”.

DLI
O Dia Livre de Imposto, ou apenas DLI, é uma ação de conscientização da população sobre as altas taxas tributárias que incidem nos produtos e nos serviços brasileiros. É a 16ª edição nacional e a 4ª em Mato Grosso do Sul e acontece no dia 2 de junho.

No DLI, os lojistas participantes oferecem itens sem os valores dos impostos incluídos neles. Não é desconto! Os valores dos impostos retirados dos produtos são pagos pelos lojistas participantes, com o objetivo de conscientizar.