FCDL MS: levantamento CNDL/ SPC Brasil mostra corte no orçamento de 83% dos brasileiros

A pesquisa aponta ainda que quatro em cada dez brasileiros avaliam que a própria condição financeira piorou em 2021

 

Pesquisa realizada pela CNDL/ SPC Brasil aponta que 83% dos brasileiros fizeram cortes no orçamento em 2021. Além disso, 90% dos entrevistados possuem temor quanto à vida financeira em 2022, especialmente a não conseguir pagar as contas.

O levantamento realizado pela CNDL e SPC Brasil, em parceria com a Offer Wise Pesquisas, mostra que 51% dos brasileiros acreditam que as condições financeiras em 2021 pioraram, em relação ao ano anterior. A pandemia da Covid-19 causou grande impacto na economia do país e no orçamento familiar.

Com relação à própria condição financeira, 43% dos entrevistados afirmam que piorou no ano passado, enquanto 31% acredita que não houve alteração e 23% respondeu que houve melhora. Em 2019, antes da pandemia, 30% afirmavam que havia melhorado e 26% piorado.

Para a presidente da FCDL MS – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul, Inês Santiago, o levantamento realizado pela CNDL/ SPC Brasil é de suma importância e necessário. “A pesquisa mostra todo o impacto causado pela pandemia na economia. O varejo, setor que mais gera emprego tem lutado para sobreviver. Nada, ou quase nada foi feito para ajudar o nosso setor e mesmo com o avanço da vacina, o novo normal tem se mostrado duro demais, com altas cargas tributárias e muitas mudanças no que tange às finanças das famílias”, pontuou.

A presidente ressaltou o grande número de desemprego e a estagnação econômica. “A instabilidade econômica, a falta de políticas que realmente possibilitem a retomada, amplia ainda mais as dificuldades”.

Fonte: CNDL https://site.cndl.org.br/83-dos-brasileiros-precisaram-fazer-cortes-no-orcamento-em-2021-aponta-cndlspc-brasil/